Bartleby y compañía cumple 20 años en Brasil

EN BRASIL COMPANHIA DAS LETRAS CELEBRA EL 20 ANIVERSARIO
DE BARTLEBY Y COMPAÑÍA

Bartleby e companhia reaparece en Brasil (marzo de 2021) em excelente edición de la editorial Companhia das Letras que conmemora los 20 años del libro en su blog con escritos de 4 de los más destacados narradores jóvenes del Brasil:
Romance, livro de contos, de ensaios, crítica literária, peça de humor: publicado originalmente no ano 2000, o premiado Bartleby e companhia marcou época ao colocar o fazer literário no espelho e mesclar diversos gêneros de maneira radical.

Neste livro premiado e inclassificável, o catalão Enrique Vila-Matas recupera a figura de Bartleby (personagem criado por Herman Melville), um jovem escrivão que se esquiva de obrigações e misteriosamente vai se ausentando de toda e qualquer atividade graças a uma resposta enigmática que dá a todos que pedem para que realize algo: «eu preferia não o fazer». A frase deixa seus interlocutores perplexos, e pouco a pouco Bartleby se isola até quase sumir.

Vila-Matas faz com que essa «pulsão negativa» escape do conto de Melville e, cosmo um vírus, atinja diversos escritores por toda parte. O protagonista de Bartleby e companhia, então, se dedica a rastrear e catalogar autores, fictícios e reais, que escolheram o silêncio, como o americano J. D. Salinger, que, após se tornar uma celebridade com O apanhador no campo de centeio, afastou-se da sociedade e deixou de publicar, ou o suíço Robert Walser, cujo maior sonho era ser esquecido.

Ao escrever sobre o ato de não escrever, Vila-Matas captou com perspicácia a crise do pós-modernismo, em que se supõe que todas as ideias já foram inventadas e não resta mais originalidade, para construir, a partir de detritos e restos, uma obra cômica e explosivamente criativa que se tornou objeto de culto ao redor do mundo.

  1. Antonio Xerxenesky acerca de Bartleby e companhia
  2. O evangelho dos procrastinadores: Bartleby e companhia, 20 anos depois, Felipe Charbel
  3. Ouço o Silencio, Miro o Abismo, Priscilla Campos
  4. Próximamente
sombrero
Esta entrada fue publicada en Sin categoría. Guarda el enlace permanente.